sábado, 29 de janeiro de 2011

SE CADA UM FIZER SUA PARTE...

Se cada um fizer a sua parte, os problemas se resolvem muito mais depressa e com muito mais qualidade.

Uma floresta, onde viviam animais de espécies variadas, certo dia se incendiou, e seus habitantes ficaram desesperados, sem saber o que fazer.

O leão urrava, o macaco corria e pulava de um lado para o outro, o coelho, com sua agilidade, sumiu no meio do mato e outros animais se reuniram para discutir qual seria o destino de todos. Enquanto a reunião se realizava, os animais observaram que um passarinho voava até um riacho, pegava água em seu biquinho, molhava as asas e ia até o local onde estava o fogo. Viram essa operação se repetir inúmeras vezes.

Então, o elefante, um dos participantes daquela reunião, resolveu matar a curiosidade de todos e interpelou o passarinho:

- Passarinho, o que está fazendo? Venha se unir a nós... Estamos aqui discutindo como será possível acabar com todo este fogo que assola a nossa floresta.

O passarinho respodeu:

- Não posso... Estou tentando apagar este incêndio que tanto mal está nos fazendo.

- Mas passarinho – disse o elefante – Você por acaso pensa que sozinho poderá acabar com este fogo?

E o passarinho respondeu:

- Se cada um de vocês fizesse sua parte e viesse me ajudar, o fogo poderia acabar rapidamente.

“O trabalho coletivo é capaz de transpor obstáculos e alcançar realizações que seriam impossíveis de ser conseguidos por uma só pessoa”
(Fonte: Livro “O que podemos aprender com os gansos” de Alexandre Rangel)


Meu comentário...

Lendo essa gostosa coletânea composta por Alexandre Rangel (a qual ganhei do meu amigo David Henrique no Natal de 2006), me deparei com este pequeno texto.

É incrível como este texto nos mostra claramente que o trabalho em equipe pode ser muito eficaz, desde que as pessoas se comprometam a realizar sua parte no trabalho.

Sempre vemos por aí, pessoas realizando muito, outras realizando pouco. Em nossa cultura (brasileira) então, a síndrome do “Eu sou esperto e você é trouxa” fala tão alto no jeito de agir de alguns que vemos muitos trabalhos coletivos ficarem aquém do que realmente poderiam ser.

Seja na empresa, no condomínio, na ONG, no time de futebol, enfim, em todos os lugares onde a atividade coletiva precisa ser realizada. Procure fazer sua parte, procure entender que outras pessoas precisam do seu trabalho bem feito e que o resultado final depende de você.

Desta forma, seu trabalho individual sempre será reconhecido, as pessoas estão sempre te olhando. Reflita sobre isso...

Um grande abraço e até o próximo post.

Jean Paulo Mostarda

Um comentário: