
Olá pessoal... Olha que interessante...
Uma expressão muito usada nos tempos de hoje em nosso país...
Tem "bode expiatório" para tudo nessa vida. No mundo do futebol, nas empresas e principalmente na política... Nas épocas do "MENSALÃO" então, foi o que mais apareceu... "BODE EXPIATÓRIO".
Agora... como nesse blog também falamos sobre curiosidades, vamos então falar de onde surgiu essa expressão "BODE EXPIATÓRIO".
Atualmente chama-se de "bode expiatório" uma pessoa inocente sobre quem recai a culpa de algum acontecimento ou calamidade. A origem dessa expressão está registrada na Bíblia (mais precisamente no livro Levítico, capítulo 16) e remete a um antigo ritual da tradição judaica denominado "Dia da Expiação".
Funcionava assim: os sacerdotes levavam ao templo de Jerusalém dois bodes. Por sorteio, escolhia-se um deles para ser degolado e queimado em sacrificio ao Senhor.
O outro animal recebia todos os pecados cometidos pela comunidade. O sacerdote colocava a mão sobre a cabeça do bicho e confessava as faltas das pessoas. Logo depoism o bode era abandonado ao relento no deserto. Com isso, o povo de Israel ficava purificado.
Fonte: Revista Aventuras na História (Lívia Lombardo)
Coitadinho do Bode não é???
Boa semana para todos vocês!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário