sábado, 12 de fevereiro de 2011

BODE EXPIATÓRIO


Olá pessoal... Olha que interessante...

Uma expressão muito usada nos tempos de hoje em nosso país...

Tem "bode expiatório" para tudo nessa vida. No mundo do futebol, nas empresas e principalmente na política... Nas épocas do "MENSALÃO" então, foi o que mais apareceu... "BODE EXPIATÓRIO".

Agora... como nesse blog também falamos sobre curiosidades, vamos então falar de onde surgiu essa expressão "BODE EXPIATÓRIO".

Atualmente chama-se de "bode expiatório" uma pessoa inocente sobre quem recai a culpa de algum acontecimento ou calamidade. A origem dessa expressão está registrada na Bíblia (mais precisamente no livro Levítico, capítulo 16) e remete a um antigo ritual da tradição judaica denominado "Dia da Expiação".
Funcionava assim: os sacerdotes levavam ao templo de Jerusalém dois bodes. Por sorteio, escolhia-se um deles para ser degolado e queimado em sacrificio ao Senhor.
O outro animal recebia todos os pecados cometidos pela comunidade. O sacerdote colocava a mão sobre a cabeça do bicho e confessava as faltas das pessoas. Logo depoism o bode era abandonado ao relento no deserto. Com isso, o povo de Israel ficava purificado.
Fonte: Revista Aventuras na História (Lívia Lombardo)



Coitadinho do Bode não é???

Boa semana para todos vocês!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário