sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

REFORMA ORTOGRÁFICA

Entrou em vigor à partir de 01/01/2009 as mudanças realizadas com o novo acordo ortográfico da Língua Portuguesa. Este acordo foi ratificado pelos países de língua portuguesa (Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste). Segundo especialistas o acordo resolverá 98% das diferenças entre o português do Brasil e o de Portugal. Há muita polêmica sobre o assunto, pois houve muita resistência de alguns intelectuais de ambos os países, porém o acordo foi selado e o tempo previsto para adaptação na escrita é 2012.
O acordo afetou mais significativamente o português de Portugal, pois modificou a grafia de um número maior de palavras, três vezes mais do que as mudanças no nosso português.
Dentre as mudanças estão: Extinção do trema, mudança na acentuação de palavras paroxítonas que possuem ditongos abertos "ei" e "oi", palavras como enjoo, voo, veem (verbo ver), leem (verbo ler) não terão mais acento circunflexo, além disso as regras do hífen também sofreram algumas mudanças. Enfim, para os amigos que frequentam este blog eu só tenho a dizer uma coisa. "Nossa língua ainda continua complicada"...rsrs.

Fiquei imaginando como vai ser grande a perda para os dicionários já impressos e também as mudanças que terão que ser feitas nos corretores ortográficos embutidos nos editores de texto.

Para ajudar meus nobres amigos e leitores, estou postando para download uma tabela com algumas das principais mudanças, ou seja, aquelas que vão com certeza impactar no nosso dia-a-dia. Ahhhh... E não liguem se eu não aderir imediatamente... lembrem-se... tenho até 2012 para escrever da maneira antiga.....rsrsrs.

Para fazer o download da tabela clique aqui: mudanças gramaticais

Um grande abraços meus amigos...

Jean

Um comentário:

  1. Jê, voce é do tipo de pessoa que nos surpriende a cada instante, só mesmo estando perto de voce para saber o quanto é especial, estamos juntos a praticamente onze aninhos mas voce me conquista diáriamente por isso sou tão feliz por estar contigo esse tempo todo, voce é um pai maravilhoso eu e o nosso filho temos muito orgulho de voce aprendemos com voce todos os dias e sei que essa união é abençoada por DEUS voce me completa DEUS não poderia ter colocado uma pessoa melhor em minha vida Te AMO!!!!

    ResponderExcluir