segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

A DIFERENÇA ENTRE O "SER" E O "TER"...


No dia 15 de janeiro de 2009 vimos um caso que com certeza estará nas retrospectivas de fim de ano. O piloto após colidir com uma revoada de pássaros e ter dois motores danificados foi obrigado a pousar o avião no leito rio Hudson (NY-EUA) salvando os 155 passageiros a bordo.

O piloto chamado Sullenberger tem 40 anos de carreira e mais de 19 mil horas de voo. E teve que tomar a decisão de pousar no rio imediatamente após ao acontecimento. E teve sangue frio o bastante para descer com o avião planando e o deixou de forma que os passageiros pudessem ficar equilibrados nas asas do avião, até serem resgatados.

Após o sucesso desta aterrissagem, Sullenberger foi considerado um grande herói pelo feito (fato que concordo plenamente) e ganhou como condecoração a chave da cidade (espécie de troféu) diretamente das mãos do prefeito.

Um fato como esse me fez lembrar sobre aquela velha comparação entre o “SER” e o “TER”. O sr. Sullenberger tem toda a experiência de vida e de profissão e além disso foi piloto de caças, foi instrutor encarregado de segurança da Associação de Pilotos, e também participou de várias investigações de acidentes do NTSB (National Transportation Safety Board) e atualmente tem uma empresa que presta treinamento e consultoria em segurança de voo.

Graças a Deus este piloto estava completamente capacitado para poder tomar uma atitude sabia e por fim obter sucesso na sua decisão. Essa é a diferença das pessoas que realmente sabem fazer e não somente aparentam que sabem. Existem diversos profissionais que se escondem atrás dos diplomas e na hora de executar aquilo que aprenderam são verdadeiras lástimas.

Não sei não, mas acho que vocês conhecem pessoas assim....Ou eu estou falando alguma besteira??? Aquele camarada que tem “inteligência”, é formado em diversas faculdades, e na hora “H” não sabe terminar nada bem feito, isto é, quando consegue terminar algo. Aquela pessoa que prefere TER aparência que é um excelente profissional e tudo o que você fala ele sabe mais do que você e no final esquece de SER um profissional realmente bom que a estampa demonstra.

Mas não esquentem... A hora da verdade chega para todos estes profissionais, assim como chegou para o sr. Sullenberger. Aí quem não souber pousar o avião...

Reflitam sobre isso...

Um grande abraço a todos.



Jean

Um comentário:

  1. "O Ser tem primazia sobre o Ter. O Ter é aquilo que é objetivável, é a exteriorização do Ser, ele é o coisificar-se do Ser, o seu vir para fora. O Ter, acentuando a si mesmo anula o Ser; mas tornando-se instrumento, subirá ao plano do Ser. Somente assim é que poderemos abordar o Ser sem transformá-lo em Ter, em objeto, em espectáculo, em suma, a relação Ser-Ter é uma relação de essencial tensão dialética na qual o Ser está sempre ligado ao Ter e deve purificá-lo, não deixando-se absorver por ele, mas orientando-o para si." (visão de Gabriel Marcel)

    ResponderExcluir