domingo, 27 de março de 2011

"A EDUCAÇÃO DOS NOSSOS FILHOS"

Ontem assisti a uma palestra do Dr. Jairo de Paula proporcionada pela escola do meu filho.

Ganhei o sábado!!!

Tenho sempre comigo que devo me arrepender daquilo que “não faço” e não daquilo que “faço”, pois todas as experiências por que passamos são importantíssimas para nosso aprendizado, mas também devo confessar que algumas são maçantes e não ocorreu isso nessa palestra.

Carregada de muito bom humor e também de momentos de muita emoção, foi excelente o desempenho do Dr. Jairo de Paula que nos deu uma verdadeira aula sobre como educar nossos filhos com as novas demandas do século XXI. Além de mostrar claramente qual é o papel dos pais na educação de seus filhos.

O Dr. Jairo de Paula é autor de diversos livros, dentre eles o Best Seller “UMA MARCA CHAMADA VOCÊ”. Vale muito à pena conhecer o trabalho desse profissional fantástico.

O tema da palestra foi “ESCOLA SEM CONFLITOS / PARCERIA COM OS PAIS” e dentro desse assunto a prioridade pelo que pude perceber era a necessidade de conscientizar os pais de que a função da Educação dos nossos filhos não está restrita a Escola e sim aos pais. Isso pode parecer óbvio, porém, alguns pais acabam terceirizando essa função e acham que a Escola tem o dever de educar nossos filhos e que a função dos pais é somente pagar as mensalidades.

De tudo que foi falado na palestra, vários temas foram interessantes (como já disse anteriormente), mas o que mais me marcou foi a afirmativa feita pelo Dr. Jairo quase no final da palestra: “Temos pouco tempo para prepararmos nossos filhos para a vida adulta e se o fizermos de maneira incorreta, colheremos os resultados logo na adolescência. E isso não demora muito” No que ele pergunta: “O que são 14 anos?”

Isso para mim foi uma sacudida!!!

Por mais que me preocupe com a educação do meu filho, essa reflexão me fez ver a urgência necessária com relação ao tempo que temos para essa preparação. Somos pegos por milhares de atribuições no dia-a-dia que não percebemos como o tempo passa rapidamente e como as coisas caminham a passos largos e quando nos damos conta, passou e não aproveitamos e/ou deixamos de fazer coisas importantíssimas na vida de nossos tesouros. E como a pergunta é bem direta: O que são 14 anos? Fiquei pensando que não são absolutamente nada... Passam rápido demais... E se não formos precisos nesse período podemos ter adolescentes problemáticos num breve espaço de tempo. Como temos visto com muita freqüência. Garotos (as) entregues as drogas, desrespeitando todas as pessoas e regras, se tornando bandidos, entre outras variantes nada agradáveis.

Pensem nisso... Temos pouco tempo para preparar nossos filhos para o mundo e para ser um cidadão de bem, uma pessoa íntegra.
Não terceirize à escola a função de educar seus filhos, faça uma parceria com eles. Mestres, professores, alunos, pais, coordenadores, etc. Com certeza esse trabalho em equipe, fará com que nossos filhos sejam pessoas diferenciadas no futuro.

Caso queiram conhecer o trabalho do Dr. Jairo de Paula e adquirir sua obras, entrem no site: www.jairodepaula.com.br . Seus livros têm os direitos autorais doados a APAE e com certeza adquirindo-os, você estará ajudando milhares de pessoas excepcionais.

Para conhecer um pouco do palestrante, estou colocando abaixo um trecho de um vídeo do Dr. Jairo de Paula onde ele mostra que dentro de um tema importantíssimo, pode sim, existir uma grande dose de “BOM JUMOR”, essencial para encararmos a vida de maneira diferente.

Um grande abraço a todos.

Jean Paulo Mostarda

Nenhum comentário:

Postar um comentário